Artropatia do Manguito Rotador
INTRODUÇÃO
A artropatia do manguito rotador é a artrose (desgaste da articulação) decorrente da lesão crônica dos tendões do ombro. Em outras palavras, é o estágio evolutivo final da ruptura dos tendões que compõem o manguito rotador.
CAUSAS
Os tendões do manguito rotador tem a função primordial de estabilização da articulação do ombro, principalmente contra a força de tração superior que o músculo deltoide exerce sobre o úmero. Com a ruptura crônica, retração tendínea e infiltração gordura dos músculos dos tendões do manguito rotador, ocorre uma desestabilização da articulação glenoumeral (ombro) com ascensão da cabeça do umeral (pela tração do deltoide) e desgaste articular (artrose).
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS ?
O paciente apresenta-se com dor crônica, perda de força e incapacidade para elevação ativa do braço (podendo chegar ao ponto de não conseguir realizar atividades básicas do dia-a-dia como pentear o cabelo e levar a mão a boca).
EXAMES DE IMAGEM
Na radiografia observa-se ascensão da cabeça umeral, com diminuição do espaço entre o acrômio e úmero. Com o avanço da doença inicia-se erosão e desgaste da articulação entre a cabeça do úmero e glenoide. A ressonância magnética é solicitada para avaliar a presença e qualidade dos tendões remanescentes.
TRATAMENTO
Nas fases iniciais da doença, em que ainda não se desenvolveu o desgaste articular e há a lesão extensa e irreparável do manguito rotador (nesse estágio é classificado como lesão extensa e não como artropatia do manguito rotador), as opções de tratamentos variam. Eles podem considerar fisioterapia para reforço muscular dos tendões remanescentes e músculos estabilizadores da escápula, analgesia anti-inflamatória, infiltração subacromial com corticoide. Podemos considerar também videoartroscopia para tenotomia do tendão da cabeça longa do bíceps – sabe-se que a inflamação e lesão deste tendão é uma fonte de dor no ombro, a tenotomia consiste no corte deste tendão. Ou ainda reparo parcial dos tendões rompidos – estudos científicos comprovam que em alguns casos de lesões extensas, o reparo parcial é capaz de melhora da dor e reversão do incapacidade para elevação do braço, isto é, pseudoparalisia.
Estas indicações devem ser individualizadas para cada paciente, levando em consideração o exame físico e dados obtidos nos exames de imagem.
Nos estágios mais avançados, quando há desgaste articular, o tratamento padrão-ouro é a prótese total reversa do ombro.
Se você apresenta os sintomas de Artropatia do Manguito Rotador, agende uma consulta com um traumatologista e ortopedista de sua confiança. Sua saúde merece este cuidado.