Bursite e tendinite são as doenças mais comuns das atuais gerações, em razão do tempo excessivo de uso de tecnologias variadas como notebooks, tablets e smartphones. Estas patologias são inflamações em partes do nosso corpo, que fazem com que uma dor intensa ocorra no local lesionado. E é sobre estes dois casos que vamos falar aqui.
O que é Tendinite e Bursite no Ombro?
A articulação do ombro é composta de quatro tendões, também chamados de tendões do manguito rotador, uma parte do corpo bastante suscetível a patologias como bursite e tendinite que são as causadoras daquela dor incomoda no ombro.
A tendinite é caracterizada pela inflamação de um ou mais tendões, sendo o mais comumente acometido é o tendão supraespinhal. Já a bursite é a inflamação da bursa que é uma bolsa serosa que tem a função de facilitar o deslizamento dos tendões do ombro.
A bursite é, muitas vezes, erroneamente considerada a causa da doença, entretanto é apenas a consequência de outra lesão que acomete a articulação do ombro, na maioria dos casos é a doença chamado Síndrome do Impacto. Abaixo podemos ver como acontece:
O QUE É A SÍNDROME DO IMPACTO?
Síndrome do Impacto é a tendinite e bursite desencadeada pelo atrito e impacto entre essas estruturas e o osso acrômio. Este osso fica acima do tendão e Bursa, consideramos o “teto” do ombro.
Algumas pessoas podem desenvolver o popular “esporão” no acrômio ou possuir esse osso em forma curva ou em gancho.
CONSEQUÊNCIA
Este impacto repetitivo entre o acrômio, tendões e Bursa, leva a inflamação destes e como consequência dor no ombro. A não prevenção e tratamento desta patologia podem ocasionar problemas mais graves com o passar dos anos, principalmente em pessoas na faixa etária de 50-60 anos de idade.
A síndrome do impacto poderá ocasionar lesões e rupturas crônicas nos tendões do manguito rotador, podendo resultar no tratamento cirúrgico quando a ruptura é completa ou em alguns casos nas rupturas parciais que não respondem ao tratamento não cirúrgico.
PREVENÇÃO DA SÍNDROME DO IMPACTO
O impacto entre tendão e Bursa com o acrômio acontece quando há uma elevação do braço acima de 90°, portanto para evitar essa doença, deve-se ter cuidado para não realizar movimentos repetitivos com o membro superior elevado.
Além disso, sempre é importante realizar exercícios de fortalecimento dos músculos do manguito rotador, como por exemplo, exercícios de fortalecimento de rotação interna e externa, além de melhorar a postura corporal, pois as pessoas possuem o costume de projetar os ombros para frente.
TRATAMENTO
Além das medidas de prevenção que citamos acima, é utilizado medicamentos anti-inflamatórios orais ou injetáveis para diminuir o processo inflamatório e diminuir a dor no ombro. Tratamento com fisioterapia também pode ajudar, ele irá buscar realizar o alongamento e o fortalecimento muscular.
QUANDO OPERAR?
O tratamento cirúrgico é indicado na minoria dos casos, a grande maioria dos sintomas são resolvidos com as medidas de prevenção e tratamento acima citados. O tratamento cirúrgico é realizado através da videartroscopia onde é realizado a ressecção e limpeza da Bursa inflamada e ressecção do esporão do acrômio.
Se você apresenta os sintomas de bursite e tendinite, ou mesmo, da Síndrome do Impacto, agende uma consulta com o médico ortopedista e traumatologista de sua confiança. Sua saúde merece este cuidado.