Ombro do Arremessador
O QUE É ?
O ombro do arremessador é o conjunto de lesões que ocorrem em pessoas que realizam esportes com movimento de arremesso repetitivo, por exemplo, tênis, vôlei, handball e baseball.
Consiste de um conjunto de lesões que são: contratura da capsula posterior, discinesia da escápula e lesão do lábio superior da glenoide (SLAP). Pode apresentar também um quadro de ruptura parcial da superfície articular/inferior do tendão supra-espinal.
SINTOMAS
O paciente apresenta-se com dor no ombro principalmente na fase de armação do arremesso progredindo para sensação de “braço morto” e cansaço. Ao exame físico é característico a diminuição do movimento de rotação interna com braço abduzido (aberto) e aumento do movimento de rotação externa quando comparado com o outro lado. Há também o movimento anormal da escápula (discinesia escapular).
PREVENÇÃO
As principais medidas preventivas é a correção e aperfeiçoamento da posição do membro superior, tronco e membros inferiores durante o movimento de arremesso, principalmente na fase inicial de armação. Sabe-se que o simples posicionamento incorreto dos pés e joelhos podem alterar a dinâmica do movimento de arremesso e evoluir para um ombro do arremessador. Outra medida é o alongamento da capsula posterior, alongamento em movimento de rotação interna.
TRATAMENTO
O tratamento inicial deve ser com um programa de reabilitação, que consiste no reequilíbrio do alongamento do ombro, fortalecimento dos músculos do manguito e dos músculos da escápula.
Mesmo que algumas lesões não cicatrizem, como a lesão de SLAP ou do manguito, os sintomas podem diminuir e permitir o retorno ao esporte.
Deve-se evitar o movimento extremo de rotação na armação do arremesso, utilizando mais a rotação do tronco do que do ombro.
QUANDO REALIZAR O TRATAMENTO CIRÚRGICO?
O tratamento cirúrgico é indicado para aqueles casos com lesões mais crônicas e que não tiveram melhora com a reabilitação. É realizado por videoartroscopia e é abordado as lesões que caracterizam essa patologia, como tratamento da lesão slap, liberação da contratura capsular posterior e reparo da ruptura do tendão.
Se você apresenta os sintomas de ombro do arremessador, agende uma consulta com um traumatologista e ortopedista de sua confiança. Sua saúde merece este cuidado.