Já pensou como por vezes nós normalizamos aquela dor de ombro que incomoda com frequência e traz um imenso desconforto? Pois saiba que esta dor pode ser a conhecida a tendinite Calcária, que representa uma deposição de cálcio no tendão. Neste artigo, vamos explicar quais as causas, formatos de tratamento e mais informações pertinentes que podem ajudar a eliminar de vez esta dor da sua vida.
O QUE É A TENDINITE CALCÁRIA NO OMBRO?
A tendinite calcária acomete, principalmente, o tendão supraespinhal, um dos quatros tendões que formam o manguito rotador. Essa situação ocorre através de uma deposição de cálcio, que chamamos de calcificação do osso.
Ela é iniciada no tendão que citamos acima e, acometendo principalmente, mulheres na faixa etária de 40 anos, além de não possuir relação com traumas anteriores que a pessoa possa ter sofrido.
QUAL A CAUSA?
Apesar de ser uma doença comum, não sabe exatamente a causa dela. Não há relação com acidentes ou traumas prévios, bem como com outras doenças.
Acredita-se que a tendinite calcária, possa ser um é um acúmulo de cristais de cálcio em um dos tendões do nosso corpo e as razões deste acúmulo são desconhecidas, porém, estimasse que este acúmulo, posso ocorrer por causa da pouca circulação sanguínea nos tendões quando inflamados que é local onde estes cristais de cálcio ficam depositados.
Veja abaixo a posição comum da tendinite calcária:
ENTENDENDO A DOENÇA
A deposição lenta e progressiva do cálcio, pode ocorrer durante meses, podendo ser assintomática ou causar sintomas de tendinite leve, como dor leve e desconforto no ombro.
Em certo momento da doença, o organismo reconhece a deposição de cálcio como um “corpo estranho”, enviando células de defesa e inflamatórias para desmanchar esse cálculo, este momento nós chamamos de fase de Reabsorção.
No momento da reabsorção, ocorre uma dor aguda e de forte intensidade, que muitas vezes leva o paciente a procurar emergências e pronto-atendimentos para alívio da dor.
Nem todos os pacientes passam por essa fase de reabsorção, podendo a calcificação ficar por período indeterminado dentro do tendão, causando sintomas semelhantes à síndrome do impacto.
TRATAMENTO
Nos casos crônicos em que a calcificação persiste e não houve a reabsorção, bem como não há melhora dos sintomas apesar das medidas descritas acima, é indicado intervenção cirúrgica, a artroscopia.
Pelo fato de a calcificação encontrar-se dentro do tendão, é necessário realizar uma incisão no sentido das fibras do tendão e realizar a aspiração e drenagem dessa calcificação. Dependendo do tamanho da calcificação, pode ser necessário realizar uma sutura neste tendão. Nem sempre é possível a retirada completa desse cálculo, pelo fato de ser friável e evitar uma abertura muito grande deste tendão.
Se você apresenta os sintomas de tendinite calcária, agende uma consulta com um traumatologista e ortopedista de sua confiança. Sua saúde merece este cuidado.
QUANDO É INDICADO O TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA TENDINITE CALCÁRIA?
Nos casos crônicos em que a calcificação persiste e não houve a reabsorção, bem como não há melhora dos sintomas apesar das medidas descritas acima, é indicado intervenção cirúrgica, a artroscopia.
Pelo fato da calcificação encontrar-se dentro do tendão, é necessário realizar uma incisão no sentido das fibras do tendão e realizar a aspiração e drenagem dessa calcificação. Dependendo do tamanho da calcificação, pode ser necessário realizar uma sutura neste tendão. Nem sempre é possivel a retirada completa desse calculo, pelo fato de ser friável e evitar uma abertura muito grande deste tendão.
Se você apresenta os sintomas de tendinite calcária, agende uma consulta com o médico ortopedista e traumatologista de sua confiança. Sua saúde merece este cuidado.